Você conhece o Hop Hash ?

Hop Hash é um formato extremamente potente de lúpulo que é o resultado do processo de pelletização. O Hop Hash é um produto cru e não finalizado que é coletado manualmente no peletizador. Ele é basicamente lupulina altamente concentrada, mas varia amplamente em consistência e forma, variando de um pó fino a aglomerados pegajosos e oleosos. É perfeito para fazer dry-hopping e é ótimo para cervejeiros aventureiros que querem dar um salto de qualidade nas suas IPAs em aromas e sabores. 

Entendendo melhor o processo: 

Para ter um melhor entendimento, vamos explicar um pouco sobre o processo de pelletização do lúpulo.

Quando as fazendas fazem a colheita das flores, elas são colocadas para secar e armazenam em embalagens específicas que são sacos grandes onde os lúpulos ficam bastante comprimidos e armazenados a frio até chegarem a hora de “pelletizar”. 

A parte da pelletização geralmente não é feita nas fazendas. São feitos já em empresas especializadas nos processos de processar, embalar e armazenar os lúpulos. 

Este processo faz a descompressão dos lúpulos que estavam nos “sacos” que chegaram das fazendas e transformam em um pó homogêneo, que é novamente comprimido neste formato conhecido como pellet (veja a ilustração abaixo). Toda esta etapa do processo é feita em baixas temperaturas para evitar a oxidação dos lúpulos. Durante esta etapa do processo, as flores dos lúpulos passam por esteiras e ocorre uma grande perda de lúpulina e óleos essenciais. 

Foi para evitar este desperdício, que criaram o Hop Hash. Uma maneira de reaproveitar uma parte perdida, e de alto índice de óleos essenciais, que trazem bastante aroma e sabor. 

Não é à toa que estamos vendo diversas cervejas novas no mercado chegando com esta nova vertente de lúpulo. 

Deixe um comentário

Chama no Zap!
Enviar