Você conhece as New England IPA (NEIPA)?

A New England IPA é um estilo da American IPA que apresenta um intenso sabor lupulado, com aroma e sabores de frutas tropicais. Ela é lupulada ao ponto de ficar um pouco turva, é bem encorpada e possui um amargor mais baixo que a IPA tradicional.

Estas características são conseguidas usando uma combinação de técnicas de fermentação, incluindo a utilização de determinados tipos de levedura, o momento em que os lúpulos são adicionados e o ajuste da química da água.

A New England IPA é um estilo relativamente novo, originalmente fabricado em Vermont, um pequeno estado na região da New England, no nordeste dos Estados Unidos.

O estilo supostamente começou há 14 anos com um IPA chamado Heady Topper, fabricado pela cervejaria The Alchemist. Brewer, John Kimmich, experimentou uma receita da IPA, decidindo não filtrar nem pasteurizar a cerveja – ambos métodos comuns usados ​​para estender uma prateleira de cerveja.

O criador do estilo causou um grande impacto, alegando que estaria  pavimentando o caminho para o futuro de novas cervejas – turvo, suave e frutado com um amargor refinado artisticamente.

Isso resultou em uma IPA mais espessa com compostos microscópicos, enzimas e culturas que ganharam sabor e aroma.

O público começou a reconhecê-la por seu sabor distinto e aparência estética que era excepcionalmente turva, quase como suco de laranja; daí o apelido, Hazy IPA (IPA nebulosa).

Como resultado da alta procura e uma quantidade extremamente limitada em circulação  da Heady Topper, outras cervejarias começaram a fazer suas próprias Hazy Ipas.

O estilo permaneceu modestamente popular como uma especialidade da Costa Leste, até que de repente explodiu na cena da cerveja, em um movimento que ficou conhecido como a “haze craze“.

A nebulosidade na NEIPA é causada por uma variedade de técnicas que, segundo os fabricantes de cerveja, visam principalmente aumentar os aromas e criar um paladar suave e cremoso, ao mesmo tempo que reduz o amargor severo associado a IPAs mais convencionais.

Isso inclui o uso de certas cepas de levedura que deixam sabores frutados suaves na cerveja, bem como uma matéria suspensa que ajuda a produzir a tom.

A adição de lúpulo no final da fervura também é praticada regularmente. O lúpulo é adicionado a uma cerveja cerca de uma hora antes da conclusão do processo de ebulição que amplifica o aroma enquanto extrai menos ácidos dos lúpulos, o que proporciona o amargor das cervejas.


O que diferencia a NEIPA de uma IPA normal

India Pale Ale (IPA) é um estilo de cerveja lupulada dentro da categoria mais ampla de pale ale. É uma versão reforçada de uma pale ale, feita usando-se mais lúpulos e com teor alcoólico maior .

As IPAs foram criadas primeiramente na Inglaterra e seu nome foi derivado de sua popularidade entre as tropas britânicas estacionadas na Índia no século 19, quando a mesma ainda era uma colônia britânica.

A IPA possui uma faixa de sub-estilos, como a English IPA, West Coast IPA, East Coast IPA, Oat IPA, Milkshake IPA, IPA belga, IPA Sour, Fruited IPA e Brett IPA.

New England IPA é apenas uma das mais recentes adições ao estilo IPA, apesar de ser bastante original.

As NEIPAs diferem das outras IPAs, pois não estão filtradas e possuem um amargor extremamente baixo em comparação com seus parentes próximos. Elas são muitas feitas usando dry-hop e tendem a ser fermentados para ter carbonatação de médio porte.

A coloração se parece com um suco de laranja, com cheiro e sabor normalmente frutados.

Características da New England IPA

Aparência

A coisa mais notável em sua aparência seria a opacidade gerada pela aveia e o trigo, os óleos de lúpulo suspensos e, ocasionalmente, a adição contenciosa de flores silvestres. Sua espuma é densa, cremosa e paira sobre um corpo laranja ou amarelo dourado com bolhas de carbonatação subindo persistentemente até o topo.

Aroma

Embora muitos fiquem surpresos com a aparência, o “momento de uau” da maioria das pessoas é quando elas colocam no nariz e são recebidas com uma parede encorpada de ricos aromas. Os aromas variam de infusão para fermentação, mas são principalmente de caráter frutado ou tropical.

Características do Malte

As NEIPAs são bastante limitados em termos de malte, com notas de lúpulo bastante dominantes. Além disso, muitas NEIPAs usaram cepas específicas de levedura que são altas na produção de aromas. O perfil do malte é bastante neutro, deixando espaço para que o aroma de lúpulo se torne resinoso.

Sabor

O sabor é intenso e focado no espectro mais frutífero do lúpulo. É acentuado pelos aromas de levedura que produzem notas levemente adocicadas As variedades de lúpulo utilizadas são comumente associadas a frutos tropicais, como maracujá, goiaba, mamão, manga e abacaxi; embora algumas cervejas possam ter um caráter cítrico.

No entanto, quando no que a difere dos outros estilos da IPA, os sabores amargos são geralmente secundários, bem escondidos na mistura.

Enquanto outros sub-estilos da IPA se orgulham de suas grandes notas amargas, o NEIPA ostenta orgulhosamente um amargor mais moderado que flutua através do palato de forma limpa e concisa (aproximadamente 40 a 60 IBU).

Na Boca

Devido à inclusão de maltes em flocos e química da água, as NEIPAs são suaves e sedosas, encorpada e macia.

Termina de forma refrescante com uma persistente doçura satisfatoriamente frutada.

Conclusão

Esse foi um breve resumo de um dos novos estilos mais populares que são vistos na cerveja artesanal. Se você está procurando experimentar a NEIPA trazemos para você os rótulos da Hocus Pocus Supersymmetry, a Overhop Hop Man e a Overhop Gangsta




Chama no Zap!
Enviar