Qual é a diferença entre Pilsen e Lager ?

Qual a diferença entre Pilsen e Lager
Todo mundo já se perguntou ou ouviu alguém falando sobre a preferência entre uma Lager ou uma Pilsen. Mas vale a reflexão: Será que essa pergunta realmente faz sentido ? Respondendo a pergunta: “Toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen” Vamos fazer uma breve explicação sobre os estilos e famílias de cervejas.  

As cervejas são divididas em 3 grandes famílias:

As cervejas são classificadas pelos especialistas de acordo com o processo de fermentação delas. E no geral são dividas em 3 grandes grupos:
  • As Ales, que possuem a fermentação na superfície do tanque.
  • As Lagers, que possuem fermentação no fundo do tanque
  • As Lambics, que são de fermentação espontânea.
Estes nomes já existiam antes de ter sido criado este sistema de classificação de cervejas. Hoje existem diversas formas de classificação de cerveja pelo mundo, mas a mais comum e aceita pelo mercado é a classificação da BJCP (Beer Judge Certification Program Inc.)  

LAGER:

A Lager é a família mais recente do mundo das cervejas. Ela foi criada por acaso, vinda de uma necessidade. As cervejarias antigas faziam suas cervejas no inverno e conseguiam consumir com todas suas qualidades preservadas. Porém quando chegava o verão, elas estragavam e azedavam por conta do calor. Foi assim que um apaixonado pela cerveja teve a brilhante ideia de colocar suas cervejas em cavernas nos alpes, e assim, mesmo no verão seriam mantidas em baixa temperatura. Dessa maneira iria evitar que estragassem. As leveduras, quando deixadas em baixa temperatura, sofrem uma mutação e começam a fermentar as cervejas no fundo dos tanques. As cervejarias hoje em dia fazem uso de tanques fechados e a fermentação ocorre em todos os seus níveis. Porém, as leveduras ficam mais ativas aos açúcares do mosto quando submetidas a baixas temperaturas (entre 9°C e 15°C). As cervejas que fazem parte da família Lager, costumam ser menos aromáticas e mais leves quando comparadas as cervejas da família Ale, mas elas são mais cristalinas e refrescantes, o que acaba agradando uma boa parte dos bebedores de cerveja. Hoje em dia a família mais consumida é a Lager. Já que as Pilsen fazem parte desta grande família, assim como outros estilos como Bock, Vienna, Helles, Rauchbier e por aí vai.  
-21%
Fora de estoque
-20%
-8%
Fora de estoque

Deixe uma resposta

Chama no Zap!
Enviar