Qual a diferença entre NEIPA e Juicy IPA?

NEIPA e Juicy IPA

Uma pergunta que ouvimos bastante no balcão aqui da loja é justamente essa: “Qual a diferença entre NEIPA e Juicy IPA”? No post abaixo explicamos as diferenças, algumas semelhanças e curiosidades sobre cada um destes estilos.

Sobre as New England IPA

O estilo se originou no nordeste dos Estados Unidos, mais especificamente no estado de Vermont, na região da Nova Inglaterra, de onde vem a inspiração para seu nome. A criação é obra de John e Jen Kimmich, criadores da Cervejaria The Alchemist, que produz a famosa Heady Topper, primeira cerveja do estilo.

As NEIPA costumam se destacar bastante nos copos dos bares, justamente por sua aparência mais turva, uma das características marcantes do estilo. Segundo Ricardo Schwarz, Mestre Cervejeiro da Cervejaria Funil, de Lavras/MG, “o aspecto mais opaco, turvo do líquido no copo, fruto do uso de gomas, óleos essenciais (até mesmo por adição de frutas, sendo esta prática menos comum), mas não pelo fermento”, desperta interesse e olhares curiosos, e um gole revela uma sensação aveludada na boca, um corpo mais alto, quase como um gole em uma nuvem líquida.

Outra característica marcante dessas queridinhas dos hop heads é que são muito aromáticas e saborosas, uma vez que as NEIPA dão protagonismo total aos lúpulos, ingrediente responsável pelo aroma e amargor das cervejas. Uma sensação comum entre as New England é o aveludado que acompanha os goles. O processo de dry hopping, quando é adicionada uma boa carga de lúpulos aromáticos ao final do processo de produção, é um dos fatores que contribui para o intenso buquê exalado pelas NEIPA.

Todas estas características sensoriais são compartilhadas com suas “irmãs” New England: NEAPA, NE Session IPA etc., porém mantendo as características de amargor e teor alcoólico de cada estilo.

Sobre as Juicy IPA

Apesar de muitos a classificarem como um “sinônimo” de New England IPA, são estilos com particularidades que as distinguem, porém com algumas semelhanças entre si. Dois exemplos destas diferenças são a turbidez e o amargor: nas Juicy a turbidez não é necessariamente uma característica almejada como nas New England, e o amargor pode ser mais muito mais pronunciado. De acordo com Bernardo Otto, Fundador e Mestre Cervejeiro da Cervejaria Dr. Otto, “existem características além da carga de proteína (principal responsável pela turbidez) que influenciam bastante no mouthfeel/suculência da cerveja como por exemplo a composição dos sais minerais presentes na água ou até mesmo a variedade do lúpulo utilizado”.

Como citado acima, o lúpulo é o ingrediente responsável pelo aroma e pelo amargor das cervejas, porém nem todo lúpulo é utilizado para ambos. Existem lúpulos mais utilizados por seu caráter aromático, e outros por seu amargor mais pungente. Enquanto nas New England a presença de lúpulos aromáticos é mais forte, nas Juicy os lúpulos de amargor podem tomar os holofotes.

Por vezes as Juicy IPA podem ter um caráter mais maltado, mas não raramente a presença de frutas é protagonista.

E as semelhanças?

Como dissemos, nem só de diferenças vivem elas. New England e Juicy tem suas características em comum, como o uso de lúpulos americanos, como Mosaic, Citra, Amarillo, Cascade e Centennial, que são alguns exemplos de lúpulos desta escola cervejeira. E apesar dos dois estilos poderem contar com a presença de frutas (in natura, polpa, purê etc.), esta prática é mais comum nas Juicy.

Em sua grande maioria, as cervejas destes estilos costumam ser não pasteurizadas, ou seja, não passam pelo processo térmico que mata a levedura (fermento), apesar de isso não ser uma obrigatoriedade. Por serem não pasteurizadas, devem ser mantidas, preferencialmente, em cadeia fria, e assim como as demais IPAs, devem ser consumidas o mais frescas possível.

Aqui na Beer Mind você encontra uma vasta seleção de ambos os estilos. Confira nossas opções e experimente estas diferenças e semelhanças entre os estilos.

Cheers!

-15%
-15%
-13%
-13%
-13%
-13%
-13%
-11%
Chama no Zap!
Enviar