Indian Pale Ale (IPA) – Tudo sobre este estilo de Cerveja

Cerveja IPA
A IPA (Indian Pale Ale) é caracterizada pelas características florais, cítricas, frutosas e resinosas da variedade de lúpulos americanos. O estilo IPA é bem marcado pelos sabor, aroma e amargor do lúpulo. Este estilo é a categoria que tem recebido mais entradas no Great American Beer Festival por mais de uma década, e está dentro dos estilos mais vendidos nas lojas de bebidas e supermercados pelos Estados Unidos e tem ganhado cada vez mais força aqui no Brasil.

Principais Características do Estilo:

Coloração: Dourada mais fechada Amargor: de 50 – 70 IBU´s Teor Alcoólico: de 5,5% – 7,5% Temperatura de Serviço: 5° – 7° C Estilo de Copo: Tulipa, Pint, IPA Glass Harmonização: Queijo Gorgonzola, Carne Vermelha, Comida Mexicana  

O que é a Cerveja IPA ?

As IPAs são cervejas que possuem um amargor mais intenso, devido à alta concentração de lúpulos, bastante aromáticas, bem refrescantes e de alta drinkability (não para todos). Geralmente possuem o tom de cor dourado mais fechado, puxando para o cobre. E o teor alcoólico geralmente varia entre 5,5% – 7,5%. Este estilo de cerveja bate de frente com os estilos das grandes cervejarias, que produzem cervejas mais neutras, atendendo uma maior gama de paladares. Elas geralmente são cervejas mais claras, menos amargas, e bastante leves.  

História da IPA

A IPA tem origem da época que a Índia era uma das principais colônias da Inglaterra. Naquela época, os estilos mais comuns eram as Pale Ales e Porters. As Porters não combinavam muito com o clima quente das Índias e as Pale Ales sofriam com o calor e balanço do navio. Elas então acabavam chegando estragadas no destino. Foi aí que o cervejeiro George Hodgson da Bow Brewery percebeu que quando adicionava mais álcool e lúpulo na receita, retardava o processo de deterioração da cerveja. Assim então começaram a ser criadas as primeiras receitas que garantiram as Pale Ales a chegar às Índias sem estragar. No início o sabor amargo causou um estranhamento entre os bebedores, mas logo isso foi superado e acabou caindo no gosto dos oficiais, marinheiros e acabou gerando a fama deste famoso estilo.  

O que esperar de uma Cerveja IPA ?

A IPA é marcada pelo amargor intenso. É bom avisar para os marinheiros primeira viagem para não se assustar. O primeiro contato pode causar estranhamento, mas depois de algumas vezes, ela cai no gosto que é uma beleza. Na IPA o corpo não pode ser muito alto. Além do amargor presente, o lúpulo deve também trazer muitos aromas, principalmente cítricos. Geralmente percebemos notas de maracujá, laranja, manga entre outras. Além dos aromas cítricos, também é muito comum identificarmos notas florais, herbais e resinosas. Tudo depende das proporções de lúpulos utilizadas na receita. São dezenas  de espécies de lúpulos encontradas no mercado hoje em dia, podendo fazer uma vasta gama de variações de misturas para criar as mais diversas receitas. Existem ainda as receitas que utilizam apenas um lúpulo, conhecidas como Single Hop.  

Variações de Cerveja IPA:

As cervejas IPAs ganharam fama em todo o mundo, o que acabou gerando sub-estilos que alteram um pouco das características principais da original. Vamos conhecer um pouco das principais variações abaixo:  

American IPA

As American IPAs são o sub-estilo mais famoso das IPAs. Aqui no Brasil não é tão comum, mas nos Estados Unidos esse sub-estilo ainda é divido em mais 2 sub-estilos: A East Coast IPA e a West Coast IPA Suas principais características são: amargor marcante e qualidades cítricas, frutadas e resinosas. Aqui no BeerMind, você encontra algumas American IPAs como os exemplos abaixo:  

English IPA

Estas é a forma original que foi criada a IPA, pelos ingleses. Elas possuem um toque de malte mais evidente do que as American IPAs e os aromas de lúpulo mais discretos. Ela tem um perfil aromático diferente também. As English IPAs são o sub-estilo que tem o equilíbrio entre o malte e o amargor do lúpulo mais bem balanceado.  

Session IPA

As Session IPAs geralmente tem um teor alcoólico mais baixo do que as IPAs tradicionais. Porém elas não perdem as características dos lúpulos. Elas tem o objetivo de ter uma maior drinkability e seu teor alcoólico fica em torno de 5%. A principal ideia delas é de ter muito aroma e baixo amargor Aqui no BeerMind, você encontra algumas Session IPAs como os exemplos abaixo:  

Imperial IPA

As Imperial IPAs são uma variação mais forte da IPA tradicional. Essa é para quem realmente curte o estilo e o amargor. Ela também é conhecida como Double IPA ou Double Pale Ale. Como ela possui doses bem maiores de lúpulo e um alto teor alcoólico este estilo é recomendado para quem gosta de sabores extremos. Seu teor alcoólico pode variar de 9% a 13%, o que não é de costume aqui nas terras tupiniquins. Aqui no BeerMind, você encontra algumas Imperial IPAs como os exemplos abaixo:  

Algumas IPA´s da nossa Loja:

-13%
+
-13%
-15%
+
-8%
-8%
-8%
-11%
-7%

Deixe uma resposta

Chama no Zap!
Enviar