Harmonizando Cervejas com Chocolate

Harmonizando cerveja com chocolate

Harmonizar cerveja com chocolate pode parecer estranho num primeiro momento, mas sua experiência pode ser muito enriquecedora se for degustada com a cerveja certa. 

Este artigo oferece uma bagagem para entender um pouco o porque de cerveja e chocolate serem uma combinação boa, assim como algumas dicas de como escolher o melhor estilo de cerveja para harmonizar com o seu chocolate. 

Harmonizar Cerveja e Chocolate devem seguir algumas regras básicas

Uma das principais coisas a prestar atenção é que cerveja e chocolate já tem muitas coisas em comum. Ambos são melhores quando feitos de forma artesanal, como também misturam sabores doces e amargos para estimular o paladar.

E algumas cervejas, como Stouts, já possuem em seu perfil sensorial notas de café e chocolate, o que torna mais fácil de apreciar com chocolates. 

1 – Equilibre notas doces e amargas

Um dos pontos mais importantes a se lembrar quando estiver harmonizando cerveja com chocolate, é que embora o doce tenda a combinar com doce e amargo com amargo, sua cerveja sempre deve ser um pouco menos amarga que o chocolate. Stouts geralmente são mais fáceis de harmonizar com chocolates mais amargos ou meio amargos.  

Se uma cerveja tiver notas cítricas, como uma Belgian Witbier por exemplo, convém associar a um chocolate mais escuro do que um ao leite.

2 – Considere acidez

A maioria das cervejas possuem acidez leve, com pH entre 4.00 e 5.00 (quanto menor o número na escala de pH, mais ácida é a substância. E a carbonatação também aumenta um pouco a acidez). 

Dito isto, algumas cervejas artesanais podem ter uma acidez de pH 3,30. E embora você possa apreciar o sabor picante de cervejas mais ácidas, elas não tendem a combinar bem com muitas opções de chocolate. Algumas variedades de cacau de alta porcentagem de chocolate muito escuro podem ser a exceção, mas nesse ponto, você pode encontrar toda essa amargura muito extrema. Obviamente, você pode esquecer as regras se estiver se sentindo um pouco mais aventureiro! 

3 – Não tenha medo de experimentar

Algumas cervejas artesanais tem um valor um pouco mais alto, então você pode ficar com receio de desperdiçar sua cerveja em uma harmonização que talvez não fique do seu agrado. Mas não se preocupe, a regra a seguir do doce com doce e amargo com amargo diminui muito o risco de fazer uma harmonização ruim. 

Se você gosta muito de uma cerveja ou chocolate específicos, por que não experimentá-los juntos? Só porque uma harmonização não segue uma regra ou não é recomendada não quer dizer que ela será uma má experiência.

Combinações de Cerveja e Chocolate que nunca decepcionam

Então quais são as combinações mais garantidas para termos uma boa harmonização ? 

Oatmeal Stout com Chocolate ao Leite

A Oatmeal Stout é uma cerveja que tem um tom mais escuro devido a torra do malte. Ela é suave, não tão amarga, e fica deliciosa ao ser degustada com um chocolate ao leite. Perfeita para uma sobremesa. 

IPA e Chocolate Amargo com especiarias ou sal

Existem muitas opções de IPA no mercado em vários estilos e sub-estilos diferentes, como as americanas, belgas e inglesas. As notas de degustação variam um pouco entre os estilos (lúpulos utilizados) e entre as opções de cada cervejaria. De qualquer maneira, os sabores terrosos e de lúpulo de muitas IPAs combinam mais com chocolates mais escuros que são temperados ou salgados para proporcionar uma experiência mais profunda à língua. 

Pilsner e Chocolate Meio Amargo

As famosas Pilsners são cervejas mais fáceis de beber para aqueles que talvez não sejam tão entusiastas da cerveja artesanal. Com um caráter ligeiramente doce, maltado e terroso, as cervejas pilsner complementam bem o chocolate meio amargo que não é tão escuro. 

Brown Ale e Chocolate Amargo com Castanha

Com uma presença mais leve na questão de lúpulos, porém com um amargor de médio a alto, a Brown Ale também apresenta notas de malte torrado, caramelo e chocolate. Seu paladar se torna único com chocolates mais escuros que contém nozes ou amêndoas. 

Catharina Sour com Chocolate Branco

Para harmonizar estes chocolates que são mais doces e pastosos a sugestão é de combinar com as catharina sours. Estas cervejas têm notas mais frutadas e ácidas que ajudam a quebrar a gordura do chocolate. É uma ótima harmonização por contraste. 

E aí, você já experimentou alguma dessas combinações de chocolate com cerveja ? Tem alguma outra indicação para experimentarmos ? Se tiver deixe nos comentários. 

Chama no Zap!
Enviar