Harmonizando Pizza e Cerveja. O Guia Completo

Harmonizando Cervejas e Pizzas

Cerveja e Pizza andam de mãos dadas e são apreciadas juntas com uma certa frequência. Mas você já se perguntou como combinar melhor a cerveja com sua pizza ? Como combinar sua base, crosta, queijos, molhos e ingredientes extras.  

Dois dos prazeres simples da vida. A cerveja é uma bebida verdadeiramente comunitária que une tanto amigos como estranhos. A pizza também é um alimento tão apreciado e versátil que é difícil encontrar alguém que não coloque na sua lista de preferências quando o assunto é comida. E como se essas delícias não fossem boas o suficiente sozinhas, juntas podem criar uma explosão de sabores inesquecíveis.

Na pizza, tudo se baseia em 3 itens principais: 

Crosta: 

O glúten é a chave para uma ótima massa de pizza. Forma fios que se ligam durante a mistura. Formam-se bolhas de ar, que ficam presas e depois se expandem durante o cozimento. Uma farinha com alto teor de glúten dá à massa uma elasticidade ideal. 

Molho: 

Quando se trata de molho para pizza, menos é mais. O ideal são tomates com baixa acidez e com doçura natural. Amasse e misture com alho, manjericão, sal e pimenta.

Queijo:

Para pizza, mussarela é rei. É um queijo de alta umidade que borbulha e cria vapor, fazendo com que o queijo fique marrom, resultando em uma torta com melhor sabor (e aparência).

Harmonizando Pizza e Cerveja
Harmonizando Pizza e Cerveja

Combinando Pizzas e Cervejas

Mozzarela

Este clássico merece uma cerveja clássica. As American Pale Ales têm perfis de lúpulo pungentes, mas contidos, e amargor suficiente para cortar todo o queijo.

Margherita

Esta pizza tem um toque crocante e limpo que pedem uma boa Lager não filtrada para complementar a crosta queimadinha e permitir que o molho com sua doçura tenham uma presença equilibrada. 

Pepperoni

As notas levemente picantes do pepperoni combinam bem com uma American Brown Ale maltada, especialmente uma com leve doçura de caramelo.

Frutos do Mar

Uma Berliner Weisse conhecida por ser super ácida e com um forte caráter de limão vai colocar um bom final nos frutos do mar frescos como marisco, camarão ou polvo. 

Havaiana

Experimente uma Golden Ale encorpada com lúpulo cítrico para acentuar o bacon e abacaxi.

Meat Lovers

Tanta linguiça, calabresa, almôndega e bacon. Alcance uma cerveja escura defumada para dar às várias carnes um perfil defumado mais autêntico

Quatro Queijos

A alta carbonatação de uma Witbier corta a cremosidade da ricota e do parmesão, proporcionando um final leve e picante.

Sabemos que a lista de opções tanto de cervejas quanto de pizzas são quase intermináveis, então resolvemos deixar essas opções acima e te convidamos a tentar experimentar essas e outras combinações e depois trazer um feedback para nós do que acharam. 

Deixe um comentário

Chama no Zap!
Enviar