Como Harmonizar Hamburguer com Cerveja

Como Harmonizar Hamburguer com Cerveja

Hoje temos uma variedade muito grande de estilos de cervejas. Dentro desses estilos, encontramos uma variedade maior ainda de aromas, sabores e cores que nos dão muitas possibilidades para fazer harmonizações.

Então fica ligado, que ao longo deste artigo vamos falar sobre harmonização e como fazer uma combinação perfeita do seu hambúrguer com a cerveja certa.

 

Harmonização com Cerveja

Harmonização é quando conseguimos combinar a bebida e o prato degustado de maneira que é criado um terceiro sabor. Para que esta combinação seja harmônica, é preciso ter um equilíbrio, onde o sabor da bebida não seja muito mais forte do que a comida e vice-versa. Desta maneira a experiência vai ser muito mais agradável ao paladar de quem está degustando.

As maneiras mais comuns de fazer harmonização com comida, são as harmonizações por contraste e por semelhança. Vamos falar sobre cada uma a seguir.

 

Harmonização por Contraste:

A harmonização por contraste é um pouco mais complicada. Alguns ingredientes que são encontrados na cerveja e no prato, podem ter uma combinação bem interessante.

Pratos que possuem características mais gordurosas e com dulçor, terão uma combinação boa com cervejas que remetam ao malte torrado, bom teor alcoólico e de boa carbonatação.

Pratos que tenham características mais apimentadas ou ácidas, combinam com cervejas mais maltadas ou doces. Para quem gosta de sabores mais extremos, vale experimentar cervejas com cargas mais pesadas de lúpulos, como as IPAs ou Imperial IPAs. Elas tem um amargor bem mais elevado, ampliando assim o paladar com os pratos apimentados e deixando a picância por tempo mais prolongado.

 

Harmonização por Semelhança:

Na harmonização por semelhança, a combinação entre prato e cerveja é feita quando eles possuem características e intensidades parecidas. Pratos leves devem combinar com pratos leves, pratos doces com cervejas doces, e cervejas torradas com pratos com a mesma característica.

Para dar exemplos práticos, podemos harmonizar witbiers com peixes pouco gordurosos, e rauchbiers com carne defumada.

 

Harmonizando Cerveja com Hambúrguer:

Na maioria dos casos, sempre acabam indicando uma APA (American Pale Ale) para harmonizar com a carne bovina do Hamburguer. O que acontece, é que existem diversos tipos de hambúrgueres com uma infinidade de ingredientes que fazem alterar completamente o paladar de cada um. Nestes casos, devemos levar em conta estes ingredientes que tenham sabores mais presentes para poder indicar uma boa cerveja para harmonizar.

Hamburgueres com ingredientes de sabores mais intensos, como pimentas, molhos picantes, queijo gorgonzola poderão harmonizar com cervejas de sabores mais intensos também, como uma Imperial IPA por exemplo.

-14%
-13%
-11%
-9%
-9%
+
Fora de estoque
-11%
+
-8%
-9%
Chama no Zap!
Enviar