Como armazenar a cerveja artesanal

Como armazenar cerveja artesanal

Um assunto que precisa ser bastante difundido, é sobre como armazenar sua cerveja artesanal, para que na hora de fazer aquela degustação, não ser surpreendido com uma cerveja imprópria para consumo.

Para preservar a qualidade da cerveja, devemos armazenar e conservar da maneira correta.

 

Dicas essenciais sobre como armazenar sua cerveja:

Para ter a melhor experiência com a sua tão desejada cerveja, siga essas dicas sobre temperatura, onde armazenar e posição da garrafa.

 

1 – Temperatura

A alteração de temperatura pode alterar o sabor da cerveja. Esta mudança pode gerar reações químicas na cerveja alterando seu teor alcoólico, sua quantidade de açúcares e até o gás dentro da embalagem.

Cada estilo tem uma temperatura mais indicada para o serviço. Quanto menos alcoólica e mais leve, mais gelada ela deve ser consumida. E quanto mais encorpada e alcoólica, menos gelada ela deve ser servida.

No geral, as cervejas artesanais são degustadas entre 3°C e 15°C , dependendo de seu estilo e características.

Portanto a dica é, armazene suas cervejas na geladeira, para tomar como se fosse a gelada. Quando quiser um estilo que não necessite dela tão gelada, basta retirar da geladeira e aguardar alguns minutos antes de beber.

 

2 – Abrigo de Luz e Calor

A exposição à luz pode mudar o amargor da cerveja. O lúpulo, que é o grande responsável por este amargor que tantos amamos, é bastante sensível à luz (por isso vemos tantas IPA´s vindo no latão!). Quando a cerveja fica exposta aos raios ultravioleta, os lúpulos sofrem uma reação química que faz liberar radicais livres, dando origem àquele gosto ruim.

As cervejas que tem menos lúpulo na sua composição, geralmente mais leves, são as que menos sofrem com a incidência de luz.

O contato com a luz e calor excessivos podem gerar aromas e sabores ruins, também conhecidos como off flavours. Como o light struck por exemplo.

As garrafas âmbar protegem a cerveja da incidência da luz, e as latas mais ainda. Mas mesmo assim, o recomendado é armazenar as cervejas na sombra.  

 

3 – Posição da Garrafa

A melhor maneira de guardar sua cerveja é em pé na grande maioria das vezes. Desta maneira, temos uma menor área de contato do líquido com o ar, e desta maneira evitamos a oxidação da bebida. Deixar a garrafa guardada deitada, pode causar sabores indesejados, como gosto de papelão e/ou metálico.

AS cervejas de guarda com rolha de cortiça são uma exceção à regra. Elas devem ser guardadas deitadas para manter a rolha hidratada e não esfarelar na hora de abrir (assim como nos vinhos).

 

4 – Validade

A grande maioria das cervejas foi feita para ser consumida ainda fresca, e não para ser envelhecida. Após um certo período de tempo, elas começam a perder suas características de aroma e sabor. Portanto, quanto mais cedo consumir a sua deliciosa cerveja, melhor.

E aí, tem alguma dica que você usa para guardar suas cervejas que ficou faltando aqui no artigo ? Se sim, deixe nos comentários.

Saúde, e boas cervejas!

 

Mais Vendidos:

-11%
Fora de estoque
-32%
Fora de estoque
-9%
-13%
-17%
-31%
Fora de estoque
-13%
Fora de estoque
-34%
Fora de estoque
R$14,90 R$9,90

One thought on “Como armazenar a cerveja artesanal

Deixe uma resposta

Chama no Zap!
Enviar